Pesquisa mostra como estão as intenções de voto para Governo, Senado e deputado federal no Pará - CORREIO CONTINENTAL

URGENTE

Pesquisa mostra como estão as intenções de voto para Governo, Senado e deputado federal no Pará





Pesquisa mostra como estão as intenções de voto para Governo, Senado e deputado federal no Pará



A primeira pesquisa de opinião pública do Instituto Phoenix no Estado do Pará avaliou como estão as intenções de voto para os cargos majoritário e proporcional entre os candidatos a Governo, Senado e deputado federal. Um dos quesitos dos cinco questionários aplicados também aferiu a rejeição de vários desses candidatos e que podem influenciar diretamente em seus fracassos nas urnas.

Importante ressaltar que os dados são resultantes da primeira pesquisa de intenções de voto, realizada neste ano pela conceituada empresa Phoenix, registrada no TRE-PA. Sob o no. O0188/2022. Desta forma, estão liberados para divulgação plena. A sondagem tem como objetivo final, mostrar a população os passos iniciais da campanha em todos os níveis da eleição estadual e mostrar " quem é quem, na fervorosa disputa do voto".

GOVERNO
As intenções de votos no Pará em 2022 apontam a liderança de Helder Barbalho (MDB) com 14,51% das intenções de votos para o governo. Logo atrás do atual governador, em segundo lugar aparece o senador Zequinha Marinho (PL) com 10,58 % das intenções espontâneas. O senador Paulo Rocha (PT) aparece em terceiro lugar, com 8,36%% de intenções de votos.



Em quarto lugar aparece o ex-deputado estadual Márcio Miranda (DEM), com 6,96%% das citações espontâneas. Também foram lembrados entrevistados o ex-governador Simão Jatene (5,92%), Manoel Pioneiro (5,26 %), Mário Couto (4,89%), Beto Faro (4%), a ex-governadora Ana Júlia (3,55%), Everaldo Eguchi (2,4%), Flexa Ribeiro (1,85%) e Zenaldo Coutinho (1,18%).

Os entrevistados que ainda não sabem em quem votar para governador somaram 19,69%, enquanto 7,77% disseram que não votariam em nenhum candidato e 3,04% citaram outros nomes que não aparecem na estatística da Phoenix por estar abaixo de 1%.

SENADO
Ministra Damares aparece em último com 2,59% das intenções de voto


O Senador Mário Couto (PL) está na frente na primeira pesquisa de intenções de voto para o Senado Federal, pelo Estado do Pará, segundo a pesquisa estimulada com 27,46% da preferência do eleitorado; Márcio Miranda (DEM), com 20,80%, aparece em seguida na segunda colocação.

Mais abaixo, dentre os candidatos estimulados tem-se: Beto Faro (PT), com 11,84%, Manoel Pioneiro (PSDB) com 6,74%, a ministra Damares Alves (sem partido) com 2,59%. Outros nomes somam 4,44%, Nenhum candidato (7,77%), Não sabe em quem vai votar (18,36%).

A tabela abaixo mostra o percentual de todos os candidatos estimulados com o IVD – Índice de Votos Definidos – que não leva em conta o total de votos dos indecisos.

REJEIÇÃO
Rejeição de Helder Barbalho é de 33,4%, aponta pesquisa



O governador Helder Barbalho (MDB) é o político paraense mais rejeitado do Estado pelo eleitorado, atingindo um índice de reprovação de 33,4%.

O quesito Rejeição está no item 5 da 1ª. Pesquisa realizada pelo Phoenix em 2022, no Estado do Pará com a seguinte pergunta: “De todos os nomes citados nos dois discos, cite três que você não vota de forma alguma”. O resultado mostrou que Helder Barbalho não é o único político que está com a baixa popularidade.
O senador Paulo Rocha (PT) aparece em segundo com 20,4% de impopularidade e Zenaldo Coutinho (PSDB), ex-prefeito de Belém, em terceiro com 10,1%. Abaixo dos dois dígitos e com menores impopularidades estão Zequinha Marinho (PL), Everaldo Eguchi (PTB), Flexa Ribeiro (PSDB), Úrsula Vida (Psol).
Cada eleitor ouvido teve a oportunidade de apontar três políticos de sua ´preferência´. Como primeira Opção, Helder Barbalho teve 561 rejeições, o que representa 69% de reprovação. É um índice de rejeição altíssimo para quem pensa em reeleição.
Helder Barbalho também foi o mais rejeitado na 2ª. Opção com e ficou na quarta colocação como o mais rejeitado, como candidato da terceira opção. Não é à toa que Helder e Paulo Rocha tiveram juntos, somados, mais de 53% de reprovação. Cerca de 30,43% dos entrevistados demonstraram indecisão na hora de apontar seu candidato rejeitado.
Na tabela abaixo, confira como foi a votação da rejeição de cada candidato estimulado na pesquisa:



DEPUTADO FEDERAL
A briga para uma das vagas 17 vagas para deputado federal no Estado do Pará é sempre um capítulo à parte. A maioria dos candidatos que estão dentre os dezessete mais ´votados´ pelo eleitor na pesquisa estão índices idênticos de intenção de votos.

Nessa briga, Dr. Daniel aparece em primeiro com 5,8% de IVD – Índice de Intenção de Votos (sem a contagem dos votos indecisos); em seguida tem-se: Jânio M. (5,1%), Elcione Barbalho (4,6%), Jordy (4,3%), Priante (3,9%); empatados com 3,6% - Miro Sanova e Angelo Ferrari; Simão Jatente (3,3%), Nilson Pinto (3%), Dirceu T. (2,9%).

Empatados com 2,7%: Edmilson Rodrigues, Igor Barros e Ana Júlia; empatados com 2,6%: Cristiano Vale, Cinval, Madson Oliveira e Chapadinha.

Na tabela abaixo, confira o nome de todos os candidatos escolhidos pelo eleitorado na sondagem espontânea:


DADOS DA PESQUISA
Pesquisa realizada pelo Instituto Phoenix. Período: de 13 a 18 de fevereiro. Registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) Nº PA-00188/2022. Margem de erro de + ou -3 pontos percentuais e 96% de confiança. Universo: 1.351 entrevistados, realizada em 16 municípios do Pará.

Fonte: DA ASSESSORIA
Publicada em 03 de março de 2022 às 13:39

Nenhum comentário