Cirone diz que municípios precisam ser ouvidos sobre privatizações
Página inicialPolíticaCirone diz que municípios precisam ser ouvidos sobre privatizações
Cirone diz que municípios precisam ser ouvidos sobre privatizações
abril 03, 2025

Deputado solicitou a suspensão das audiências públicas e defende que os municípios devem ter a palavra final sobre as privatizações no setor de saneamento básico
Porto Velho, RO - O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) voltou a defender, durante a sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (01), a autonomia dos municípios rondonienses, em relação a suas autarquias de abastecimento de água e esgoto.
“Nosso compromisso é garantir para que a decisão final, sobre esses serviços, seja da população, respeitando a soberania local e as necessidades específicas de cada município”, disse.
Ao lado de colegas deputados, Cirone defendeu a suspensão das audiências públicas, até que a Assembleia Legislativa faça a adequação na legislação para garantir que os municípios sejam ouvidos antes da decisão final. "Estamos falando de um projeto que vai alterar completamente o modelo de gestão de saneamento básico nos municípios. Precisamos que a população e as autoridades locais sejam ouvidas durante esse processo,"avaliou.
Segundo Cirone, municípios como Vilhena, Cacoal, Cerejeiras e Alvorada têm autarquias de abastecimento de água e esgoto consolidadas e, mesmo assim, foram incluídas na mesma relação daqueles que são administrados pela Caerd.
“Precisamos modificar essa lei, para que cada município decida, com a participação da Câmara de Vereadores e da população, se quer ou não a privatização”, afirmou.
Cirone citou como exemplo o caso de Cacoal, que conta com uma autarquia consolidada, que é considerada um patrimônio importante do município. “O SAAE de Cacoal foi criado há 48 anos, tem mais de 100 servidores, está recebendo atualmente R$ 120 milhões de investimentos do Governo Federal, atende 97% da população com água tratada e mais de 80% com saneamento básico”, explicou.
Fonte: ALE/RO
Tags
Política
Post Comment
Nenhum comentário