Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia - CORREIO CONTINENTAL
Domingo, 27 de abril de 2025

URGENTE

Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia


Página inicialPolíticaAssembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia
Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia
abril 09, 2025

O objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o cooperativismo, criando um espaço democrático para o debate de ações e políticas públicas voltadas ao setor

Porto Velho, RO - A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Rondônia realizou nesta terça-feira (04/08), a primeira reunião da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia (Freencoop-RO). O objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o cooperativismo, criando um espaço democrático para o debate de ações e políticas públicas externas ao setor.

A Frente é composta pelos deputados estaduais Pedro Fernandes (PRD), que preside o grupo; Vice-presidente Dr. Luís do Hospital (MDB); Delegado Lucas (PP); Cirone Deiró (União Brasil); Cássio Góes (PSD); Cláudia de Jesus (PT); e Ismael Crispim (MDB).

O deputado Pedro Fernandes, que presidiu o encontro, passou a palavra ao deputado Ismael Crispin que é um grande defensor do sistema cooperativista. Ele destacou que em Rondônia as cooperativas de crédito têm contribuído para o desenvolvimento estadual.




"Rondônia é uma terra que dá certo. A cooperativa de crédito chegou e deu certo! Todos os dias, os municípios estão recebendo um sistema novo desse tipo de cooperativa. Algumas localidades possuem várias delas, o que prova que Rondônia dá certo. A minha luta é para que a gente avance no sistema de cooperativismo para outros setores", declarou.

O presidente da Feencoop, Pedro Fernandes, também descobriu que entre os sete ramos do cooperativismo em Rondônia, são as cooperativas de crédito que têm mostrado um crescimento mais rápido e forte.


“Ele (cooperativismo de crédito) é robusto e caminha a passos largos. Com essa frente parlamentar vamos dar uma ênfase no agronegócio, principalmente, na bacia leiteira. Somos fortes no associativismo e precisamos dar o passo rumo ao cooperativismo, pois, vai profissionalizar, trazer organização para os negócios. Vai o homem do campo no campo, com renda digna e qualidade de vida”, declarou.

Gratidão

Quem falou sobre a experiência que teve com o cooperativismo, foi o deputado Luís do Hospital. Ele contou que ajudou a fundar uma cooperativa dos produtores de leite em Jaru, com a união de cinco associações rurais.


"Nós montamos um mini laticínio para que eles entreguem a produção na cooperativa e tenham um ganho maior nessa atividade. Então, é importante apoiarmos e podemos contar comigo, pois, vamos nos dedicar à frente parlamentar", frisou.

O deputado Cássio Gois participou do encontro de forma online. Ele ressaltou a importância da criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. O parlamentar disse que o Freencoop é a realização do sonho.


"Estou na expectativa de que nesses próximos dois anos de mandato apresentemos resultados robustos pela frente parlamentar. É mais uma força que o cooperativismo rondoniense terá de ter a Assembleia Legislativa ao lado do cooperado", afirmou.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil em Rondônia, Salatiel Rodrigues, reafirmou o papel das cooperativas e a importância da criação da Freencoop. Ele ressaltou que essas instituições avançadas para o desenvolvimento do nosso Estado.


“Hoje temos mais de 100 cooperativas na OCB em Rondônia. Atualmente, somos referência nacional em cooperativismo. Se formos resumir em uma palavra para a Assembleia Legislativa, a palavra é gratidão. O deputado, senador ou governador que fizer pelo cooperativismo será divulgado. Esse dia de hoje, ficou marcado na história de Rondônia. Muito obrigado”, finalizou.

Fonte: ALE/RO
Tags
Política

Nenhum comentário