TCU arquiva denúncia de deputado bolsonarista contra Janja - CORREIO CONTINENTAL
Sexta-feira, 04 de abril de 2025

URGENTE

TCU arquiva denúncia de deputado bolsonarista contra Janja


Página inicialNacionalTCU arquiva denúncia de deputado bolsonarista contra Janja
TCU arquiva denúncia de deputado bolsonarista contra Janja
março 20, 2025
Gustavo Gayer (PL-GO) solicitava uma investigação sobre gastos da primeira-dama em visitas ao exterior


A primeira-dama Janja Lula da Silva. Foto: Mauro Pimentel/AFP

Porto Velho, RO - O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por unanimidade, arquivar um pedido de investigação feito pelo deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) sobre custos de viagens da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

O tema foi discutido na sessão desta quarta-feira 19 do Tribunal de Contas. No pedido, Gayer citou que Janja esteve fora do Brasil por 103 dias em compromissos oficiais (16 dias a mais que o próprio presidente Lula) e que, por isso, o TCU deveria auditar os gastos dessas viagens internacionais.

O TCU, no entanto, negou o pedido e destacou que viagens da primeira-dama ao exterior já foram discutidas anteriormente pela Corte e as reclamações foram consideradas improcedentes.

Entre os argumentos apresentados durante a sessão consta ainda o fato de que Gayer “não possui legitimidade para requerer a realização de fiscalizações pelo TCU”. A proposição cabe apenas a presidentes do Senado e da Câmara, representando o Congresso.

Gayer não se manifestou sobre a decisão da Corte de Contas

O político, convém relembrar, está no centro de uma denúncia no Conselho de Ética da Câmara após proferir ofensas contra a ministra Gleisi Hoffmann. O caso envolve ataques machistas promovidos pelo parlamentar, que também ofendeu o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) e os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP). O senador, inclusive, prometeu também iniciar uma representação contra o bolsonarista após o ataque.

Fonte: Carta Capital
Tags
Nacional

Nenhum comentário