Coren-RO apresenta demandas a vereadora e discutem avanços essenciais à Enfermagem de Porto Velho
Página inicialPolíticaCoren-RO apresenta demandas a vereadora e discutem avanços essenciais à Enfermagem de Porto Velho
Coren-RO apresenta demandas a vereadora e discutem avanços essenciais à Enfermagem de Porto Velho
janeiro 16, 2025
Representado por seu presidente, Josué Sicsú, o Coren-RO recebeu na tarde de segunda-feira (13) a visita da vereadora Sofia Andrade (PL), eleita para seu primeiro mandato, acompanhada de sua equipe de gabinete
Porto Velho, RO - A reunião foi oportuna para que a autarquia que representa mais de nove mil profissionais de Enfermagem na capital, apresentasse as principais demandas da categoria e dialogar propostas para fortalecer a categoria.
REGULAMENTAÇÃO MUNICIPAL
Josué Sicsú destacou a importância de regulamentar, em âmbito municipal de práticas como a realização de suturas simples por enfermeiros, prevista na Resolução Cofen nº 731/2023, e a adequação de farmácias públicas e privadas para atender prescrições realizadas por esses profissionais na atenção básica à saúde, conforme a Lei nº 7.498/1986, é de extrema importância para fortalecer a assistência em saúde e ampliar o acesso ao cuidado da população.
No caso das suturas simples, a regulamentação permite que enfermeiros devidamente capacitados executem esse procedimento de maneira autônoma, otimizando o atendimento em situações de menor complexidade e reduzindo a sobrecarga nos serviços médicos, como unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.
A adequação do sistema de farmácias para aceitar prescrições de enfermeiros também promove avanços significativos, pois facilita a obtenção de medicamentos essenciais por pacientes atendidos na atenção básica. Isso garante maior agilidade no início do tratamento, reduzindo complicações e contribuindo para desfechos positivos na saúde da população.
VALORIZAÇÃO
Essas medidas, quando devidamente regulamentadas pelos municípios, tornam-se instrumentos efetivos para operacionalizar políticas públicas de saúde, assegurando que os direitos e competências dos enfermeiros, já garantidos por normativas federais, sejam aplicados na prática local.
Além disso, promovem a valorização da enfermagem como uma profissão fundamental na assistência integral e resolutiva, ao mesmo tempo em que aproximam os serviços de saúde das necessidades reais das comunidades atendidas.
“A autarquia está aberta ao dialógo com todos parlamentares que estiverem dispostos a promover avanços significativos para a Enfermagem, mantendo sempre a postura independente e apartidária, em busca de melhorias para a nossa categoria”, enfatizou Sicsú.
O enfermeiro Diogo Casal, ex-presidente do Coren-RO e atualmente colaborador da Comissão de Valorização da Enfermagem, ressaltou a relevância do diálogo com representantes municipais para assegurar e ampliar os direitos conquistados pela categoria.
A vereadora Sofia Andrade demonstrou grande interesse nas pautas apresentadas, comprometendo-se a analisar as solicitações e encaminhá-las para debate na Câmara Municipal, com o objetivo de implementar melhorias para a Enfermagem e para a saúde pública.
Fonte: Ascom/ Coren-RO
Acácia Cavalcanti
Tags
Política
Nenhum comentário