Oferta de cursos profissionalizantes desde 2019 intensifica número de matrículas em Rondônia
Página inicialEducaçãoOferta de cursos profissionalizantes desde 2019 intensifica número de matrículas em Rondônia
Oferta de cursos profissionalizantes desde 2019 intensifica número de matrículas em Rondônia
outubro 24, 2024
Primeira turma do Curso Técnico em Administração da comunidade do Baixo – Madeira, onde nunca tinha acontecido formação nessa modalidade de ensino
Porto Velho, RO - Com a expansão do ensino profissionalizante em Rondônia nos últimos cinco anos, cresceu no cenário rondoniense, o número de cidadãos que estão se qualificando profissionalmente. Criado em dezembro de 2016, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) intensificou suas ações em 2019, para oferecer cursos gratuitos em diversas áreas, e as matrículas na instituição vem evoluindo consideravelmente a cada ano.
A democratização da qualificação da mão de obra é resultado da interiorização do Idep com aulas presenciais e o ensino online. Enquanto em Porto Velho, o atendimento é realizado na sua sede, nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros, no interior a construção do saber acontece em salas descentralizadas, no Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaetará, localizado em Pimenta Bueno, e em seis escolas móveis que levam conhecimento até o aluno. O Instituto oferta cursos de formação inicial, de qualificação profissional, os quais são de curta e média duração, e cursos técnicos, cuja período é cerca de um ano.
Os cursos de Panificação e Confeitaria estão na lista dos mais procurados pelos rápidos resultados obtidos; por quem bota a mão na massa de olho no empreendedorismo
ESCOLAS MÓVEIS
– Informática
– Máquinas Agrícolas
– Panificação e Confeitaria
– Frigorífico e Piscicultura
– Imagem Pessoal
– Mecânica de Motocicletas
CURRÍCULO ATUALIZADO
O fácil acesso ao ensino profissionalizante está motivando jovens em início de carreira e trabalhadores já na ativa a atualizarem o currículo, visando ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio. Essa facilidade incentiva também, a reconversão profissional, momento em que o trabalhador muda o foco da sua carreira e motiva, ainda, estudantes a ingressarem no ensino superior na mesma área do curso técnico, no qual se formou.
A diarista, Tereza Dalla Palla, de 53 anos, decidiu empreender. Em 2021, fez os cursos de Pão Caseiro, Pão Integral, Pão Artesanal e Cupcake, na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria no município de Candeias do Jamari, onde mora.
A ex-aluna do Idep comemora o sucesso no empreendedorismo. “Moro no Bairro Novo Horizonte, onde não tem panificadora perto. Meus vizinhos me davam os produtos e eu fazia os pães. A gente dividia, mas depois do curso todos queriam comprar.”
Número de matrículas do Idep disparou com a expansão do ensino profissionalizante
CRESCIMENTO ECONÔMICO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a democratização da educação profissional está sendo fundamental no crescimento econômico de Rondônia, que se destaca nacionalmente por apresentar indicadores positivos como, por exemplo, uma das menores taxas de desemprego do país.
REFERÊNCIA NACIONAL
Na avaliação da presidente da Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, o governo de Rondônia está escrevendo uma das mais importantes páginas da história do desenvolvimento local, porque vem realizando feitos inéditos por meio da descentralização da formação profissional.
“Com a interiorização da educação profissional, nosso estado se tornou uma referência nacional, pois está levando formação para quem busca a inserção no mercado de trabalho, inclusive em locais, onde nunca houve a realização de cursos técnicos como comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas”, destacou a titular do Idep.
Tags
Educação
Nenhum comentário