Geointeligência do governo de RO evidencia evolução da cafeicultura no estado
Página inicialRondôniaGeointeligência do governo de RO evidencia evolução da cafeicultura no estado
Geointeligência do governo de RO evidencia evolução da cafeicultura no estado
outubro 21, 2024
Estudo comprova a sustentabilidade da cafeicultura rondoniense com aumento da produtividade e redução da área colhida
Porto Velho, RO - Com a publicação de um estudo que reúne informações sobre produção, rendimento e exportações, a Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos, pertencente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), coloca em evidência a evolução da cafeicultura no estado. A produção do café em Rondônia está em constante evolução e teve crescimento de 11,5% de 2022 para 2023.
O estudo está disponível para o público na Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) da Geointeligência, e faz parte do trabalho de promoção das oportunidades de negócios no estado realizado pela Coordenadoria de Atração de Investimentos da Sedec, a Invest Rondônia.
A publicação mostra que Rondônia tem cafés premiados pela qualidade e sustentabilidade. Também traz um panorama da relevância da produção do estado, no contexto regional e nacional, onde o café rondoniense ocupa o 1º lugar na Região Norte e o 2º lugar no Brasil na produção do café canéfora.
O estudo ainda comprova a sustentabilidade da cafeicultura rondoniense, onde os produtores estão conseguindo produzir mais sem a necessidade de avançar em mais áreas. A publicação aponta que entre 2012 e 2023, a área colhida diminuiu em 51%; em compensação, a quantidade produzida aumentou em 163% no mesmo período.
FEIRA ROBUSTAS AMAZÔNIAS
Esse tema estará em destaque na Feira Robustas Amazônicos. O governo de Rondônia, juntamente com a Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon), empresários e instituições parceiras, se preparam para mostrar o melhor da cafeicultura rondoniense na primeira Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia, que ocorrerá no período de 24 a 26 de outubro, em Cacoal, município conhecido como a capital do café da Amazônia.
Conheça estudos, painéis interativos e mapas disponíveis pela IDE Rondônia: https://geo.sedec.ro.gov.br/;
Para acessar a publicação sobre a produção de café rondoniense acesse a categoria Publicações – Estudos – Cafeicultura em Rondônia.
Tags
Rondônia
Nenhum comentário