Rondônia sedia a 65ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer de 18 a 22 de março, em Cacoal
Página inicialRondôniaRondônia sedia a 65ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer de 18 a 22 de março, em Cacoal
Rondônia sedia a 65ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer de 18 a 22 de março, em Cacoal
Março 16, 2024
O fortalecimento da cafeicultura de Rondônia será apresentado durante o encontro em Cacoal
Porto Velho, RO - Representantes das entidades dos estados e do Distrito Federal, de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) vão se reunir, no período de 18 a 22 de março, em Rondônia, para a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). Na oportunidade, os participantes conhecerão os projetos desenvolvidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e os casos de sucesso que vêm ganhando notoriedade no país.
A Assembleia Geral Ordinária da Asbraer é realizada, anualmente e, nos últimos anos tem prestigiado cada vez um Estado de uma associada. Neste ano, a 65ª edição da AGO será realizada no município de Cacoal, cerca de 480 quilômetros de Porto Velho.
Serão realizados encontros técnicos e discussões sobre assistência técnica e extensão rural
“Optamos pela realização da assembleia no interior do Estado, para que os participantes fiquem mais próximos dos nossos assistidos e tenham a oportunidade de visitar as propriedades trabalhadas pela Emater Rondônia, e que têm se destacado, como a cafeicultura”, explicou o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, que também é vice-presidente nacional de assistência técnica e regularização fundiária da Asbraer.
Os participantes serão recebidos na segunda-feira (18), em Cacoal, onde será realizado todo o evento e, no período da tarde, realizam uma visita na propriedade “selva café”. À noite será realizada a abertura oficial, com a presença de todos os dirigentes das entidades de Ater, autoridades e convidados.
ENCONTROS TÉCNICOS
Antes de abrir as discussões, os presidentes das unidades de assistência técnica e extensão rural visitam algumas propriedades que vêm sendo trabalhada pela Emater-RO. Segundo Brandão, serão realizados encontros técnicos no território indígena Sete de Setembro, onde estão sendo produzidos castanha e café, e desenvolvido o turismo rural.
Para a tarde está prevista uma visita à propriedade cujo produtor de café especial tem sido premiado pela qualidade do seu produto.
No território indígena estão sendo produzidos castanha, café, e desenvolvido o turismo rural
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é de grande importância que o Estado possa receber os representantes das entidades de assistência técnica e extensão rural de todo o Brasil, sendo uma oportunidade para se aprender com as experiências deles e mostrar o que Rondônia faz pelo desenvolvimento da agricultura local.
“A Emater-RO tem sido muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar rondoniense e os resultados têm se mostrado muito satisfatórios, com nossos produtores, mostrando a excelência de nossa produção no Brasil e em outros países”, salientou.
DIÁLOGOS DE ATER
A realização da Assembleia Geral Ordinário anual é a oportunidade para se discutir uma assistência técnica de qualidade, com base nas necessidades de cada região, fortalecendo as instituições de Ater pública, pesquisa e regularização fundiária nas articulações com governos e organizações internacionais, e no diálogo com todos os atores políticos.
As discussões iniciam dia 20, com a reunião das Câmaras Técnicas de Pesquisa Agropecuária, Ater e Regularização Fundiária. Na sequência será aberto diálogo entre associadas e construção dos Planos de Trabalho para Pesquisa Agropecuária, Ater e Regularização Fundiária e seguem até 22 de março.
Na parte da tarde será realizado diálogo e levantamento dos cenários atuais de comunicação de cada associada. Nessa oportunidade, Luciano Brandão fará, junto à empresa Sigma, uma apresentação do sistema de Tecnologia da Informação (TI) e de compilação de dados da Asbraer.
Nos dias subsequentes serão abertas as discussões e propostas a diversos projetos à agricultura familiar, regularização fundiária, entre outros. Por fim, serão apresentados o parecer do Conselho Fiscal da Asbraer referente a 2023, e a proposta Missão Técnica Asbraer Brasil-Canadá; encerrando-se as atividades com diálogo entre associadas e encaminhamentos da Assembleia.
Tags
Rondônia
Nenhum comentário