No Dia Internacional do Consumidor, Procon orienta sobre cuidados durante compras online
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No Dia Internacional do Consumidor, Procon orienta sobre cuidados durante compras online
Março 15, 2024
Procon destaca o Dia Internacional do Consumidor, celebrado na sexta-feira (15)
Porto Velho, RO - Comemorado internacionalmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi criado para fortalecer a importância dos direitos do cidadĂŁo e assegurar sua proteção. Atento a isso, o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) busca o equilĂbrio das relações de consumo, visando Ă resolução de conflitos.
AlĂ©m do atendimento realizado, presencialmente, nas unidades fĂsicas de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno, EspigĂŁo do Oeste, Alta Floresta, Ouro Preto do Oeste, Ministro Andreazza, Guajará-Mirim e Costa Marques, o consumidor pode registrar denĂşncias ou reclamações diretamente na plataforma online do ĂłrgĂŁo.
Alerta para os cuidados na hora de realizar compras online para evitar cair em golpes
Com intuito de reforçar as medidas para proteção do consumidor, o coordenador do Procon-RO, Yan Gabriel, alerta sobre os cuidados na hora de realizar compras online, para evitar possĂveis golpes. “É importante desconfiar de promoções extremamente acessĂveis, fora do valor de mercado, principalmente nas redes sociais, pois, pode se tratar de uma farsa”, orientou, e ressaltou ainda que, “antes de pagar qualquer tipo de boleto, o consumidor deve pesquisar a idoneidade da empresa e verificar se o nome correto está no boleto.
Da mesma forma com as transferĂŞncias, suspeitar sempre que a transação estiver nominal Ă pessoa fĂsica e nĂŁo Ă pessoa jurĂdica. Notar ainda, a polĂtica de troca e garantia das empresas digitais, se essa polĂtica está bem informada no site da empresa na hora da compra”, salientou.
As atividades fiscalizatĂłrias do ĂłrgĂŁo, sĂŁo desempenhadas de rotina no comĂ©rcio em geral; de ofĂcio, apĂłs constatação ou por queixa de consumidores e, ainda, durante datas comemorativas. O cidadĂŁo que tiver seus direitos violados, se sentir abusado ou lesado de alguma forma, pode procurar o Procon-RO para atendimento nas seguintes modalidades: Atendimento Preliminar, Simples Consulta, Extra Procon, Carta de Informação Preliminar (CIP) e AudiĂŞncias de Conciliação.
MODALIDADES DE ATENDIMENTO
Atendimento Preliminar: quando as queixas ou reclamações podem ser resolvidas no ato do atendimento ao consumidor;
Carta de Informação Preliminar (CIP): processo administrativo instaurado de forma individual, quando o fornecedor não resolve imediatamente o problema, neste caso, a empresa é notificada e é estipulado um prazo de dez dias para apresentar defesa; caso não atenda, ou a proposta não contemple os anseios e os direitos do consumidor, será designada uma audiência conciliatória;
Audiência de Conciliação: conta com a presença das partes envolvidas e do mediador do Procon-RO intermediando a resolução do conflito, à luz da defesa dos direitos do consumidor;
Simples Consulta: quando o cidadão busca o órgão apenas para obter alguma informação ou sanar uma dúvida;
Extra Procon: reclamação sem cunho consumerista, logo é realizado o encaminhamento para a área competente como Defensoria Pública, Ministério do Trabalho, Juizado, entre outros
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