Morreu Shigeichi Negishi, inventor do karaokê, aos 100 anos
Página inicialMundoMorreu Shigeichi Negishi, inventor do karaokê, aos 100 anos
Morreu Shigeichi Negishi, inventor do karaokê, aos 100 anos
Março 16, 2024
O karaokê surgiu através de uma "epifania", após um engenheiro da empresa de eletrônica que Shigeichi Negishi dirigia, em 1967, o ter ouvido cantar e lhe ter dito que não era muito bom
Porto Velho, RO - Shigeichi Negishi, inventor do karaokê, morreu aos 100 anos. A morte ocorreu a 26 de janeiro, após uma queda, mas só agora foi divulgada. O empresário japonês foi a primeira pessoa a automatizar e a comercializar o karaokê, há mais de 50 anos, quando a sua máquina 'Sparko Box' foi colocada à venda.
"Adeus a outra lenda: Shigeichi Negishi, inventor do karaokê, morreu aos 100 anos. Ao automatizar o canto, ganhou a inimizade dos artistas que viam a sua máquina como uma ameaça aos seus empregos. É um precursor assustador do debate em torno do impacto da Inteligência Artificial nos artistas de hoje", anunciou o escritor Matt Alt, que, em 2018, entrevistou o empresário para o seu livro 'Pure Invention: How Japan Made the Modern World'.
Segundo Alt, citado pela Sky News, o karaokê surgiu através de uma "epifania", após um engenheiro da empresa de eletrónica que Negishi dirigia, em 1967, o ter ouvido cantar e lhe ter dito que não era muito bom.
Na época, Negishi, com 43 anos, pensou: "Se ao menos pudessem ouvir a minha voz com uma faixa de apoio". Criou então a 'Sparko Box', a primeira máquina de cantar conhecida.
No entanto, a invenção do karaokê tem sido creditada ao músico japonês Daisuke Inoue, que lançou a caixa '8 Juke' em 1971,
Negishi vendeu cerca de oito mil 'Sparko Boxes' em todo o Japão, mas abandonou o negócio em 1975, após ter "cansado do conflito com os músicos e da rotina de vendas e manutenção porta-a-porta".
Fonte: Notícias ao Minuto
Tags
Mundo
Nenhum comentário