Porto Velho investe em tecnologia para proteger vidas no trânsito - CORREIO CONTINENTAL

URGENTE

Porto Velho investe em tecnologia para proteger vidas no trânsito


Página inicialTrânsitoPorto Velho investe em tecnologia para proteger vidas no trânsito
Porto Velho investe em tecnologia para proteger vidas no trânsito
Fevereiro 02, 2024

Câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da capital devem começar a funcionar até março

Porto Velho, RO - Postes com câmeras de segurança começaram a aparecer em alguns cruzamentos da capital rondoniense. Trata-se de um sistema de monitoramento com a finalidade de coibir infrações de trânsito e reduzir os acidentes, instalado a partir de um convênio entre a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), e o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO).

Com a instalação, algumas dúvidas e rumores surgiram entre os moradores da capital. O secretário da Semtran, Anderson Pereira, explica que a implantação do sistema é uma exigência do governo federal.

"Foram escolhidos 14 cruzamentos da capital através de dados estatísticos que mostram alto índice de acidentes nesses locais, inclusive com óbito. Essa medida atende a uma exigência do governo federal, que impõe a redução de acidentes com mortos e feridos em área urbana, como pré-requisito para manter investimentos no trânsito e mobilidade", explicou.

Conforme o secretário, as câmeras de monitoramento ficarão de olho nos motoristas que avançarem o sinal vermelho, que pararem em cima da faixa de pedestres ou faixa de motociclista, que fecharem o cruzamento e não respeitarem o limite de velocidade. O descumprimento dessas normas de trânsito flagrados pelas câmeras de monitoramento, vai acarretar multa ao motorista infrator.


Postes com câmeras de segurança começaram a aparecer em alguns cruzamentos da capital rondoniense

"É importante frisar que nada é escondido. Os locais que receberão o monitoramento serão devidamente sinalizados. É obrigatório por lei que cada ponto tenha uma placa avisando que aquele local possui fiscalização em vídeo", disse.

A instalação das câmeras é feita através de um investimento de R$ 4 milhões feito pelo Detran e segue em processo de execução. Além dos postes, o sistema também engloba uma central de monitoramento que será implantada na sede da Semtran. A previsão de início do funcionamento é ainda no primeiro trimestre de 2024.

MADRUGADA

Conforme o secretário, uma das maiores dúvidas que surgiram entre a população quanto ao sistema de câmeras, é sobre o funcionamento durante a madrugada. A legislação brasileira considera infração gravíssima e penalidade de multa para o motorista que avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória a qualquer horário do dia. Contudo, devido a questão de segurança, muitos motoristas avançam o semáforo a fim de prevenir assaltos e crimes.

"Pensando na segurança da população, principalmente em locais escuros, mais vazios e em certos horários, estamos fazendo estudos para ver qual a melhor forma de resolver essa questão. Alguns estados usam o semáforo intermitente durante a madrugada e outros suspendem as penalidades após sua aplicação. Estamos avaliando cada situação", explicou Anderson.

CRUZAMENTOS MONITORADOS

• avenida Prefeito Chiquilito Erse x avenida dos Imigrantes;
• rua Rafael Vaz e Silva x avenida Sete de Setembro;
• avenida Calama x avenida Prefeito Chiquilito Erse;
• avenida Governador Jorge Teixeira x avenida Amazonas;
• avenida Prefeito Chiquilito Erse x avenida José Vieira Caúla;
• avenida Guaporé x avenida Amazonas;
• avenida Lauro Sodré x avenida dos Imigrantes;
• avenida Raimundo Cantuária x rua Buenos Aires;
• avenida Abunã x rua Brasília;
• avenida Pinheiro Machado x avenida Presidente Dutra;
• av. Gov. Jorge Teixeira x av. Raimundo Cantuária;
• avenida Rio de Janeiro x avenida Prefeito Chiquilito Erse;
• avenida Duque de Caxias x avenida Marechal Deodoro


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Tags
DestaqueTrânsito

Nenhum comentário