BOVINOCULTURA LEITEIRA - Metodologia de transferência de tecnologia vai inovar e fortalecer pecuária leiteira de Rondônia
Durante o treinamento será apresentada a metodologia do Balde Cheio
A capacitação está sendo realizada no Centro de Treinamento da Emater – Centrer, em Ouro Preto do Oeste com o objetivo de formar técnicos para executar o projeto “Consultec-Leite”, na consultoria em gerenciamento financeiro e zootécnico, na perspectiva de fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no Estado. Durante o treinamento será apresentada a metodologia do Balde Cheio, programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O diretor-presidente da Emater, José de Arimateia da Silva explica que o projeto “Consultec” é resultado da parceria entre a Emater, Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Embrapa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae, por meio do programa “Agroleite” e que, inicialmente foram investidos mais de R$ 17 milhões de reais do Fundo Proleite, para ações do Poder Executivo nos próximos cinco anos.
Perspectiva é obter resultados positivos com aumento da produção
A perspectiva é obter resultados positivos com aumento da produção, da produtividade e aumento da renda de produtores rurais envolvidos na cadeia produtiva do leite. Para isso, está prevista a realização de 15 cursos teóricos para os extensionistas, sendo dois no primeiro ano, quatro no segundo e três a cada ano, nos três anos subsequentes. Cada curso terá a duração de 40 horas e o primeiro está sendo realizado no período de 26 de junho a 1° de julho.
A gerente técnica da Emater, Flávia Carvalho conta que também serão realizadas capacitações práticas aos extensionistas. “O consultor vai realizar visitas nas unidades demonstrativas junto aos técnicos”.
A programação prevê que cada um dos 74 extensionistas atenderá 30 propriedades rurais, e uma será selecionada para unidade demonstrativa; totalizando 2.220 propriedades visitadas.
BALDE CHEIO
O Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia da Embrapa, que visa capacitar profissional em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, direcionadas para extensionistas e produtores rurais. No caso de Rondônia, as capacitações estão voltadas à cadeia produtiva do leite. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.
A capacitação prática e troca de informações que serão realizadas no decorrer dos cinco anos, qual será desenvolvida a consultoria, devem acontecer nas 74 propriedades rurais selecionadas para servirem de unidade demonstrativa que, a partir de sua estruturação com base nas orientações do projeto, passarão a ser uma referência na região.
O diretor presidente da Emater, diz que há tempos que a entidade tinha interesse em trabalhar com o sistema Balde Cheio, por ser uma tecnologia criada pela Embrapa que deu certo em todo o país. “Tenho certeza que todos que estão aqui têm gratidão e sentem-se privilegiados por fazer parte desse grande projeto que vai transformar a pecuária de leite no Estado de Rondônia”, finaliza José de Arimatei
Nenhum comentário