Variante da covid, ômicron chega em 14 países em menos de 2 dias
Variante da covid, ômicron chega em 14 países em menos de 2 dias
29 de novembro de 2021
Atualização:29 nov 2021 às 18:59
O mundo e a comunidade científica inteira estão ”assustadíssimos” com a velocidade de disseminação da variante da covid-9, Ômicron, que em menos de 2 dias após sua descoberta, já infectou 14 países, podendo até mesmo chegar ao Brasil muito em breve.
Os primeiros países a identificarem essa nova variante foram a África do Sul e Botsuana, na sexta-feira (26). No mesmo dia, Israel e Hong Kong já identificaram 2 casos. No sábado (27), o vírus com nova mutação foi encontrada na Austrália, Holanda e Bélgica.
No domingo (28), a variante se espalhou pela Europa, atingindo Dinamarca, Itália, Reino Unido e República Tcheca, e mais recentemente, na noite de ontem, o Canadá anunciou a chegada da Ômicron no continente americano.
OMS se reúne para discutir quarta onda da pandemia
Esse avanço ”avassalador” da Ômicron pelo Mundo assustou a OMS, que deverá se reunir nesta semana para discutir o que pode ser feito. Uma das primeiras atitudes da Organização foi enviar uma nota para todos os países, alertando sobre os perigos da nova cepa da Covid-19.
Outro pedido foi que os países mais ricos ajudem a doar vacinas para os mais pobres, para evitar que novas mutações do coronavírus aconteçam nestes locais, só piorando a situação da pandemia no Mundo inteiro. Segundo a OMS, a variante ômicron possui 50 mutações na proteína Spike, que é o principal ponto de contato entre o vírus e as células humanas, principalmente os anticorpos.
O que se sabe até o momento sobre a variante Ômicron?
Após 2 dias de sua descoberta, pouco se sabe sobre a nova variante. O que os cientistas conseguiram descobrir é sobre o fato dela ser extremamente perigosa, e com pot6encial para driblar as barreiras criadas pelas vacinas. O que falta descobrir é se ela é mais mortal que as demais variantes ou não, e quais vacinas ela é imune.
Nenhum comentário