Mais de 130 atletas de Rondônia vão competir nos Jogos Escolares Brasileiros no Rio de Janeiro
As competições seguem até o dia 5 de novembro e poderão ser disputadas com a presença de público
As competições acontecem no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, se estendendo até dia 5 de novembro e poderão ser disputadas com a presença de público. Este ano, os Jogos Escolares Brasileiros servirão como seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que seriam realizados este ano no Brasil, mas que, devido à pandemia, foram adiados para dezembro de 2022.
O gerente de Educação Física e Cultura Escolar da Seduc, Expedito Santana, afirma que as equipes rondonienses embarcam para o Rio de Janeiro entre nos dias 27 e 28 de outubro. “Nossos atletas irão competir nas modalidades de atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, westling e xadrez”, finaliza.
Os jogos são abertos a estudantes de 12 a 14 anos, e retornam este ano ao calendário escolar nacional após 17 anos sem ser realizado. O evento contará com mais de 5 mil estudantes das 27 Unidades da Federação, e, dentro deste total, 138 atletas compõem a delegação de Rondônia, além de 65 profissionais técnicos, coordenadores, treinadores, fisioterapeutas, acompanhantes, oficiais e assessores de comunicação.
REFERÊNCIA
Em 1976, os Jogos Estudantis Brasileiros dividiram-se em esporte escolar e universitário. Assim surgiu o JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) que se tornou referência nacional até o ano de 2004. Os Jogos Universitários Brasileiros, seguiu com a nomenclatura de JUBs
Entre os objetivos dos JEBs estão: fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar.
Nenhum comentário