Chuva transborda rios e causa estragos na região Sul do Estado do Rio
Rio Paraíba do Sul e o Rio das Pedras (Penedo) subiram por conta da chuva que atingiu a região durante os últimos dias
A chuva que cai na região Sul do Estado do Rio há pelo menos 10 dias começou a causar estragos. Na região de Resende e, em Penedo, distrito de Itatiaia, a situação se agravou com a cheia do Rio Paraíba do Sul e do Rio das Pedras. Vídeo gravado pelo vereador João Márcio mostra Penedo, estância turística, sofrendo com cheia do rio. Em Barra Mansa, o Rio Paraíba também da sinais de que se a chuva se manter, poderá transbordar e provocar transtornos aos moradores. A orientação da Defesa Civil é para que a população ribeirinha se mantenha em estado de alerta.
Segundo informações do grupo Monitoramento Climático, na chuva que durou mais de 10 horas consecutivas em Penedo, uma estação meteorológica particular registrou 108 mm, nas primeiras 2 horas da madrugada desta quinta-feira (28/10). A mesma estão já registrou 60 mm, totalizando 168 mm de chuva em pouco mais de 10 horas.
Até o momento os maiores volumes de chuva registrados na região das Agulhas Negras foram: 188 mm na Pedra Selada, 168 mm em Penedo, 168 mm em Visconde de Mauá, 110 mm em Resende e 80 mm em Itatiaia.
“O resultado foi sentido na pequena colônia Finlandesa, onde o rio das Pedras, que corta o local, já transbordou, tomando conta das ruas do centro. Também há relatos de deslizamentos de terra”, diz o grupo de monitoramento.
Na manhã desta quinta-feira, dia 28, o vereador irá fiscalizar a região de Maringá e Maromba. Segundo ele, a chuva foi muito intensa e pode ter causado problemas.
O grupo Monitoramento Climático informou também que, em uma chácara na localidade do Jardim do Sol no município de Resende, a água já estava na altura da cintura das pessoas na noite de quarta-feira, dia 27.
Nenhum comentário